Comunicação e Disseminação

2021

>Carla Sousa & Anabela Gradim (2021). “Dificuldades dos investigadores para comunicar ciência para públicos não especializados: o caso EMaDeS”. Congresso SciComPt 2021, 23-25 de junho, congresso online, Portugal.

Carla Sousa & Anabela Gradim (2021). “O estudo de caso como metodologia para avaliar a transferência de conhecimento e tecnologia entre universidade e empresa-o caso EMaDeS”. I Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC, 29-30 de junho, congresso online, Portugal.

2020

>Carla Sousa & Anabela Gradim. Poster científico “Comunicação de ciência: boas práticas para a transferência de conhecimento e tecnologia entre academia e a indústria – o caso EMaDeS”. Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 e 4 november, Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa, Portugal.

2019

> Anabela Gradim. “A ciência e o espaço público”. (Com) Vida Ciclo de Conferências sobre Ciência, 22 November, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

> Carla Sousa & Anabela Gradim. “Desafios e oportunidades da transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria – o caso EMaDeS ”. XI Congresso Sopcom – Comunicação, Turismo e Cultura, 13-15 November, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal.

> Carla Sousa & Anabela Gradim. “Comunicação de Ciência: Obstáculos à transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria- o caso EMaDeS”.7º Congresso SciComPT 2019- Comunicação de Ciência e Inclusão, 29 – 31 May, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

> Carla Sousa & Anabela Gradim. “O papel da comunicação no processo de transferência de conhecimento e tecnologia entre a universidade e a indústria – o caso EMaDeS”. XXIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, 16 May, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.

> Carla Sousa & Anabela Gradim. “A importância da comunicação para a transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria- o caso EMaDeS”. XESCOM: IV Simpósio Internacional sobre Gestão da Comunicação, 25-27 April, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

> Anabela Gradim. “Comunicação com o Público em Geral: como interagir de forma eficaz”. Encontros de Acompanhamento, Dinamização e Avaliação do 3º Ciclo de Estudos de Medicina, 15 February 2019, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

2018

> Anabela Gradim. “Comunicação de Ciência: envolvendo novos públicos em I&D”. ENEBT 2018: IV Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia, 23-26 March, Covilhã, Portugal.

> Joaquim Paulo Serra. “Comunicação e mediatização: dos meios analógicos aos digitais”. Seminário no Mestrado em Línguas e Linguística (Ciências da Linguagem) da Universidade de Évora, 11 April 2018, Évora, Portugal.

> Anabela Gradim. “Jornalismo e mediatização: desafios da comunicação no novo ecossistema mediático”. Seminário no Mestrado em Línguas e Linguística (Ciências da Linguagem) da Universidade de Évora, 11 April 2018, Évora, Portugal.

> Carla Sousa. “Projeto EMaDeS: Comunicação de Ciência e Monitorização da Relação Academia/Indústria”. ENEBT 2018: IV Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia, 23-26 March, Covilhã, Portugal.

> Carla Sousa & Anabela Gradim. “Open Access e Transferência de Conhecimento na Era Digital: O Caso EMaDeS”. Encontro de Jovens Investigadores de Ciências da Comunicação, 11-12 October, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

> Carla Sousa & Anabela Gradim. “Comunicação de Ciência: Boas práticas para a transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria – o caso EMaDeS”. III Conferência Comunicar Ciência num Mundo em Mudança, 18-19 October, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

> João Carlos Correia. “Comunicar Ciência: um olhar sobre a imprensa regional”. III Conferência Comunicar Ciência num Mundo em Mudança, 18-19 October, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

> João Carlos Correia. “A divulgação das Ciências Sociais nos meios Digitais na era do Capitalismo Cognitivo”. III Conferência Comunicar Ciência num Mundo em Mudança, 18-19 October, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.