III Seminário do EMaDeS na UBI

O III Seminário do EMaDeS vai decorrer na próxima terça-feira, dia 25 de junho, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI). O evento visa promover, junto da comunidade académica e do público em geral, os progressos científicos que estão a ser alcançados no âmbito do projeto de investigação EMaDeS-Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável; dar conta dos métodos de trabalho utilizados e consciencializar para a importância da pesquisa para o desenvolvimento económico e social da sociedade.

A iniciativa, que se pretende afirmar como um espaço de debate de ideias, tem como oradores três investigadores do EMaDeS: Marco da Silva, Pedro Carneiro e Vasily Nikonov. O seminário tem início agendado para as 14h30, com a comunicação intitulada “Viscoelastic behavior of nanocomposites”, proferida por Marco da Silva. Posteriormente, segue-se a intervenção de Pedro Carneiro, que possui como título “Methodology to reconstruct a 3D microstructure and numerical calculation of elastic modulus of real ZTA ceramic composites”. Por último, será a vez de Vasily Nikonov apresentar a comunicação designada “Space tethers on small celestial bodies”.A sessão é organizada pelo grupo de trabalho de “Materiais Avançados” (pacote de trabalho WP2) e faz parte de um conjunto de seminários, no âmbito do EMaDeS, que estão a ser realizados ao longo de todo o período de duração do projeto. De um modo geral, o EMaDeS visa aumentar a investigação científica e a qualificação dos recursos humanos de alto nível nas áreas da Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável; promover a transferência de tecnologia e melhorar a divulgação e comunicação da ciência.De resto, o projeto de investigação, cuja dotação orçamental é de 1,4 milhões de euros, está a ser desenvolvido no Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies (C-MAST), em colaboração com o Fiber Materials and Environmental Technologies (FibEnTech) e LabCom.IFP- Communication, Philosophy and Humanities. O programa, que teve início no ano de 2017 e que se prolonga até 2020, é apoiado por verbas comunitárias inscritas no Portugal 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>